Logo
2010-2011
Eventos em arte e tecnologia
 
VEJA TAMBÉM

NÓISGRANDE
ARTERIV & Balalaica
Artéria 8

10 Dimensões: Diálogos em Rede, Corpo, Arte e Tecnologia (UFRN-UFPB-IFRN-FAPERN) – 1º ANO foi um ciclo de eventos mensais sob concepção e coordenação geral de Fábio Oliveira Nunes entre abril de 2010 e maio de 2011. A partir do segundo semestre de 2011, no 2º ciclo, o projeto passa a ser coordenado pela Profa. Dra. Laurita Salles, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em seu primeiro ano de realizações, o projeto 10 Dimensões buscou ser uma iniciativa irradiadora de reflexões em torno da produção brasileira em arte e tecnologia, trazendo pioneiramente inúmeros artistas e pesquisadores para discussões nas cidades de Natal (RN) e João Pessoa (PB). Ao todo, foram 27 palestrantes – professores mestres e doutores – de diferentes regiões do país, além de pesquisadores mediadores de mesas redondas e artistas convidados. O projeto foi organizado em 10 diferentes encontros temáticos: Dimensão da Cultura (Natal, RN), Dimensão Estética (João Pessoa, PB), Dimensão dos Sentidos (Natal, RN), Dimensão das Relações (João Pessoa, PB), Dimensão da Palavra (Natal, RN), Dimensão do Corpo I (João Pessoa, PB), Dimensão do Corpo II (Natal, RN), Dimensão das Redes (João Pessoa, PB), Dimensão Cibernética (Natal, RN) e 10ª Dimensão (Natal, RN).

Nóisgrande Interface
Abertura oficial do primeiro ano de atividades do projeto 10 Dimensões (UFRN-UFPB-IFRN-FAPERN), em Natal (RN), dia 14 de abril de 2010.

Em cada um dos nove primeiros encontros, três pesquisadores – dois convidados e um vinculado a instituições parceiras do projeto – compartilhavam experiências, reflexões e análises sobre diferentes pontos da produção artística em novos meios. Em todos os encontros, buscou-se conjugar teoria e prática, instigando o diálogo com o público também por meio de performances, demonstração de trabalhos artísticos e outras apresentações. O décimo evento, por sua vez, foi concretizado com a realização da Exposição 10ª Dimensão: Sistemas, Circuitos e Fluxos, sob a curadoria de Laurita Salles, entre os dias 11 a 13 de maio de 2011. A exposição aconteceu em Natal (RN) e contou com a participação de Rosangella Leote (SP), Guto Nóbrega (RJ), Grupo Poéticas Digitais (SP), Ricardo Brazileiro (PE), Jeraman e Filipe Calegario (PE) e Jarbas Jacome (RN/BA). Além da apresentação dos trabalhos, os artistas também participaram de atividades paralelas, como bate-papos e orientação de projetos. A 10ª Dimensão contou com o apoio da FUNCERN e Fundação José Augusto (RN) e obteve destaque em diversos veículos da imprensa local.

O projeto foi desenvolvido com recursos do Edital 07/2008 PRÓ-CULTURA da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior e do Ministério da Cultura, sob a parceria das instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). O projeto contou com bolsistas de graduação e pós-graduação (mestrado) das três instituições de ensino parceiras.

O site oficial do projeto é http://www.10dimensoes.net .


Vídeos de palestras e discussões estão disponíveis através do canal 10 Dimensões do YouTube: http://www.youtube.com/user/10dimensoes


Imagens

Matéria IFRN Cidade Alta - Expo 10a. Dimensao Grampo

Cartaz de atividades do 1º ano do projeto 10 Dimensões (.pdf)