Logo
2003
Site de poesia visual e digital
 
VEJA TAMBÉM
Sígnica
ARTERIV & Balalaica
NÓISGRANDE

Desde 1975, a revista Artéria reúne autores de poéticas da visualidade (designers, artistas plásticos, poetas visuais entre outros) em torno de uma proposta: ser sempre mutável. A cada novo número, a revista se propõe a assumir novos suportes ou formatos. Capitaneada por Omar Khouri e Paulo Miranda, sob o selo independente Nomuque Edições, a revista já foi um caderno, uma sacola, caixa de fósforos, fita cassete, “caixa-de-poemas-exposição-portátil e album-mostruário” e apresenta-se no oitavo número sob a forma de um site da rede Internet, que possui a produção de Fábio Oliveira Nunes, co-organizador juntamente com Omar Khouri.

A cada participante foi proposta a inclusão de um trabalho no site, que evidentemente devia apropriar/adaptar-se aos recursos do meio a fim de encarar a rede, não como divulgação de um trabalho pré-existente em outro suporte, mas assumindo a Internet como linguagem, especialmente. Daí, inclusive aqueles trabalhos que já haviam sido publicados impressos, passam a apresentar distinções em relação a uma simples reprodução do mesmo. Esse é o maior desafio em comparação com diversas publicações de literatura presentes na web. É possível situar os trabalhos presentes em Artéria 8 necessariamente em duas condições: os trabalhos especialmente pensados para esta edição e os trabalhos concebidos para outra linguagem e que deverão, agora, ser traduzidos dentro dos paradigmas deste meio.

O site periodicamente apresenta novas contribuições. Entre alguns dos colaboradores estão: Alckmar Luiz dos Santos, Aldo Fortes, André Vallias, Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Brócolis VHS, Célia Mello, Décio Pignatari, Diniz Júnior, Edgard Braga, Erthos Albino de Souza, Fabio Oliveira Nunes, Gilbertto Prado, Glauco Mattoso, Gregório Graziosi, Haroldo de Campos, Inês Raphaelian, Jorge Luiz Antônio, José Lino Grünewald, Josiel Vieira, Julio Mendonça, Julio Plaza, Lenora de Barros, Letícia Tonon, Lucio Agra, Omar Guedes, Omar Khouri, Paulo Miranda, Pedro Xisto, Peter de Brito, Priscilla Davanzo, R2, Regina Célia Pinto, Regina Silveira, Ronaldo Azeredo, Silvia Laurentiz, Sonia Fontanezi, Tadeu Jungle, Tiago Lafer, Vanderlei Lopes, Villari Herrmann e Zéluiz Valero.

Arteria 8

Em 2004, Artéria 8 participou do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica –  realizado em São Paulo, Capital. Em 2006, foi convidado para a mostra Brasil Digital, dentro da Cinquième Biennale Internationale de la Photographie et des Arts visuels de Liège (Bélgica), realizada de 19 de fevereiro a 31 de março de 2006 no Musée d´Art moderne et d´Art contemporain (MAMAC). No ano de 2004 é lançado o sétimo número de Artéria – desta vez em off-set – e 2005, mais duas produções Nomuque são disponibilizadas na web: as sonoras ARTERIV e Balalaica, disponíveis através do portal Nomuque.net . Atualmente Artéria 8 é referenciada em diversos sites de poesia, artes e literatura.

Acesse o site em http://www.arteria8.net .


Release de Artéria 8 - Maio/04 (.rtf)