Logo
2006
Revista digital-objeto
 
VEJA TAMBÉM

Sígnica
ARTERIV & Balalaica
Artéria 8
Nove(o)

Nos anos 50, Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari, formaram um grupo denominado Noigandres, apresentando o que seria uma nova prática poética – a concreta. O nome, retirado do Canto XX dos Cantares de Ezra Pound, no qual o poeta americano fazia referência ao poeta provençal Arnaut Daniel, além de instigar a uma busca de significados – trata-se um verdadeiro enigma – indica o universo de autores como Mallarmé, Joyce entre outros, que viria a alimentar a produção concreta. Do nome do grupo, surgiria também a revista Noigandres, produção seminal das idéias dos irmãos Campos e Pignatari, onde se presenciou em 1958, o famoso Plano Piloto da Poesia Concreta, onde se declara a poesia concreta como um resultado de “uma evolução crítica das formas”.

Passados 50 anos, alimentando-se no importante legado concretista, Fábio Oliveira Nunes organiza a revista digital-objeto NÓISGRANDE, reunindo dez artistas e poetas e lançada no dia 07 de abril de 2006 na Casa das Rosas, localizada no número 37 da Avenida Paulista, em São Paulo.

Nóisgrande Interface
Interface de NÓISGRANDE, 2006.

NÓISGRANDE não é uma revista literária como outras: é antes de tudo, um objeto de arte (com limitada tiragem de 70 unidades). Sob a forma de uma noz, produzido em resina acrílica transparente, o objeto possui em seu interior, um CD-ROM com os trabalhos desenvolvidos em softwares de hipermídia.  Ou seja, procura reunir linguagens e suportes num produto híbrido em sua essência. Esse hibridismo de linguagens é também herdado de antecessores mais recentes como a produção independente da Nomuque Edições. A Nomuque é responsável por publicações de baixa tiragem em suportes inusitados: a revista Artéria – o carro-chefe dos editores Omar Khouri e Paulo Miranda – já foi desde uma caixa de fósforos à uma sacolinha de poemas. Nesta revista digital-objeto, ambos editores são homenageados e participam com trabalhos traduzidos para o meio digital.

Os demais oito autores presentes na revista – além de Khouri e Miranda – são nomes jovens, a maioria deles, ainda pouco conhecidos. São eles, Fábio Oliveira Nunes, o organizador e co-organizador da revista digital Artéria 8 (www.arteria8.net), Daniele Gomes, poeta visual e mestranda em artes na UNESP, Diniz Gonçalves Júnior, poeta, Edgar Franco, artista multimídia e doutor em artes na ECA-USP, Josiel Vieira, escritor e artista plástico, Letícia Tonon, poeta e artista plástica, Peter de Brito, fotógrafo e Vivian Puxian, artista plástica. A revista possui ainda texto de apresentação de Giuliano Tosin.

Veja no site de divulgação da revista NÓISGRANDE, informações sobre como adquirir, texto de apresentação e imagens dos trabalhos em: http://www.fabiofon.com/noisgrande .

 


Release de NÓISGRANDE - Fevereiro/06 (.pdf)