Vídeo de ONOS. Clique na Tela para assistir. Disponível via YOUTUBE.COM
1999
Web Arte
 
VEJA TAMBÉM

Casa Escura
NÓISGRANDE
Revolátil
Delay n.2 ou Retardo n.2

 

A Internet torna a relação de visitante e realizador de arte muito próxima. A possibilidade de poder estabelecer não só um trabalho, mas também, a partir deste, estabelecer um canal para discussão desse tipo de produção é salutar. Quando foi colocado no ar, o trabalho ONOS – On Operating System (1999) de Fábio Oliveira Nunes, as considerações em torno das expectativas do usuário ainda pairavam no campo das possibilidades. Porém, com o decorrer do tempo, as mensagens recebidas por e-mail colocavam em questão, os objetivos do site, as experiências de surpresa e admiração para alguns, descontentamento e perplexidade para outros. Mensagens de erro, vários momentos que se assemelhavam a ataques de vírus entre outras situações limítrofes (nascidas das inspirações de JODI – http://www.jodi.org ) tornavam a navegação um tanto truncada e “perigosa”, especialmente pelo fato de que naquele momento, o trabalho possuía uma grande similaridade com as telas e janelas dos sistemas operacionais Windows 95 e 98 – os mais populares naquele momento – causando um certo estranhamento entre o que de fato era da máquina e o que era do trabalho.

ONOS

ONOS foi um site de web arte, desenvolvido através do software Macromedia Flash versão 3.0, constituído de 41 arquivos .swf associados entre si para estabelecer diversas situações no interior do trabalho. Possuia duas versões idênticas, uma para o navegador Microsoft Internet Explorer e outra para o navegador Netscape Navigator. A escolha dependia do programa utilizado pelo visitante para acessar conteúdos da web. A única diferença entre as duas versões é o fato de que o programa Internet Explorer possibilita tela cheia, sem as barras usuais do sistema Windows – como ocorre com CD-ROMs – diferentemente do Netscape, que as mantêm. Sem as barras, a imersão no trabalho é muito mais completa. Devido a incompatibilidade dos atuais browsers, a veiculação do trabalho online foi descontinuada, porém, material de referência e conteúdos offline podem ser solicitados por e-mail ao autor.

ONOS – ON Operating System participou da versão 2000 do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – realizado no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, sendo premiado com o terceiro lugar entre os trabalhos selecionados. Foi apresentado no contexto da exposição “México Imaginário”, sala web “Brasicanos e Mexileiros” , núcleo web arte, realizada na Casa da Rosas, em São Paulo, sob a curadoria de José Roberto Aguilar e Felipe Enrenberg, entre os dias 17 de julho a 18 de agosto de 2002. Foi tema de matéria na revista virtual Mundi do provedor ZAZ (atual Terra). Participou ainda da mostra de arte digital no SBMidia 2000 – Simpósio Brasileiro de sistemas de multimídia e hipermídia –, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi apresentado, em 2003, como projeto criativo dentro no ICECE – Conferência Internacional de Educação em Engenharia e Computação – realizado na Universidade Santa Cecília, em Santos, SP. ONOS se apresentou, ainda, como quiosque de web arte na Galeria do Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo, em fevereiro do ano de 2001.


Imagens

ONOS ONOS ONOS
ONOS ONOS ONOS