Edgar Franco e Fabio FON · Web arte · 2007
Como podemos questionar um modelo baseado na subjetiva ‘relevância’? Criando uma iniciativa totalmente desimportante: a Freakpedia, criação de web arte de Edgar Franco e Fabio FON. Uma enciclopédia onde todos os verbetes não têm importância.
A Freakpedia, de Edgar Franco e Fabio FON, foi um site de web arte produzido através da tecnologia Wiki, conhecida por permitir a edição de conteúdos e publicação instantânea através de qualquer browser para a Rede Internet. A tecnologia Wiki ficou conhecida por meio da Wikipédia – enciclopédia de caráter colaborativo, disponível através da rede Internet – que se autodenomina uma “enciclopédia livre”. Porém, há que se observar que o “livre” presente em seu subtítulo se refere ao uso de software livre – ou seja, sem restrições de direitos de autor.
O site Freakpedia nasceu do questionamento em torno da premissa de “liberdade” da mais conhecida enciclopédia do planeta. Naquela época, a liberdade aparentemente proclamada na enciclopédia era desfeita a partir da prática constante, realizada por meio de seus editores-administradores, de colocar verbetes inseridos pelos usuários em processos de eliminação: sob a justificativa de que não havia “relevância”, muitos verbetes foram apagados, inclusive de iniciativas e personalidades que tinham, sim, importância em determinados contextos. A enciclopédia “livre” estaria então praticando censura? Bem, o que é certo é que não haviam critérios bem definidos e muitas vezes, essa eliminação estava sujeita às limitações e preconceitos de repertório da elite de avaliadores do conhecido site.
Após algumas eliminações de conteúdos existentes na Wikipédia – no qual estiveram envolvidas algumas das produções dos autores – surgiu a ideia de criar um espaço em que a relevância não é motivo de censura, aliás, um espaço realmente livre – excluindo-se apenas conteúdos que possuam restrições de direitos autorais. Daí, surge a Freakpedia, uma enciclopédia pautada por verbetes sem qualquer importância. Na Freakpedia abriu-se espaço para falar das pequenas coisas, daquilo que possui importância muito pessoal e que não possui qualquer pretensão grandiosa. Tudo que estiver ali presente, é obrigatoriamente insignificante. Assim como na Wikipédia, qualquer internauta estaria livre para publicar verbetes e editar verbetes já existentes, bastando que se inscreva no site.
Em 2008, o site fez parte da seleção Media Art do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, entre os dias 05 e 31 de agosto.
Após 10 anos de contribuições, esta desimportante iniciativa foi descontinuada e o site foi finalizado.