https://jloures-arte.wixsite.com/eumeodeio
https://jloures-arte.wixsite.com/eumeamo
2024
“Em 2024, fui diagnosticado com depressão e transtorno de ansiedade. Para compreender melhor o que acontecia, comecei a fazer longas caminhadas. Nesse contexto, para esse trabalho, colei dois tipos de lambes no trajeto de casa até a farmácia onde compro meu antidepressivo.
1. Trago a pessoa odiada em 3 segundos
2. Afasto a pessoa amada em 3 segundos


Cada lambe possui um QR code que leva para uma página com a definição encontrada no dicionário para a palavra “Eu” e um contador de visitas. Assim, consigo saber o que chama mais a atenção: o ódio ou o amor.
Nesse mesmo ano, meus lambes causaram repercussão na cidade de Anápolis após uma matéria sensacionalista chamada: “Placa com proposta absurda chama atenção em Anápolis”
(https://portal6.com.br/2024/11/03/placa-com-proposta-absurda-chama-atencao-em-anapolis/).
O jornalista Samuel Leão escreveu o seguinte: “Doutor em Artes pela UnB, José Loures era o responsável pelo ‘conceito’ por trás da obra, buscando espalhar arte pela cidade”. Destaco a palavra “conceito” (entre parênteses), um misto de desdém e estranhamento com o meu trabalho de web art/intervenção urbana.
Em 6 de março de 2025, os contadores estavam empatados com 83 visitas em cada página.
Assim, me aproprio dos clássicos cartazes de “trago o amor perdido em X dias” e questiono: a depressão afasta o nosso amor-próprio e aproxima os sentimentos autodepreciativos?”
José Loures
GO
Artista multimídia, professor e produtor cultural. Professor de Arte na Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás (SEDUC-GO). Doutor em Artes (UnB). Mestre em Arte e Cultura Visual (UFG). Especialista em Ensino de Artes Visuais: abordagens metodológicas e processos de criação (UFG). Pesquisador no Coletivo Interdisciplinar de Pesquisa em Games (CIPEG) e Comunidades Virtuais (IFBaiano). Trabalha na linguagem da arte computacional, histórias em quadrinhos, webarte, performance e gamearte.