Autômatos Poéticos

Soraya Braz e Fabio FON · Workshop-laboratório · 2016-2019

Workshop-laboratório premiado oferece ferramentas simples de inteligência artificial a poetas e literatos para a criação de experimentos em robôs de conversação (chatbots).

Autômatos Poéticos: Casa das Rosas {versão completa}

Autômatos Poéticos de Soraya Braz e Fabio FON foi um workshop-laboratório coordenado pelos artistas com o propósito de aproximar criadores da palavra – poetas, literatos, escritores – e as tecnologias e práticas de robôs de conversação (também chamados chatbots ou chatterbots). Robôs de conversação (ou chatbots) são sistemas que simulam uma conversa, como as estabelecidas entre seres humanos. Estas conversas podem ser baseadas em texto e ter dinâmica similar aos bate-papos da Internet. O projeto, então, é composto de um workshop voltado ao desenvolvimento de experimentos de criação utilizando ferramentas e práticas de construção destes autômatos, somando a uma escrita criativa e à construção de uma persona ou personagem que constitua o robô.

O projeto foi inicialmente realizado no museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na cidade de São Paulo, no primeiro semestre de 2016, com o apoio do prêmio do Programa de Ação Cultural (PROAC) do governo estadual paulista. O workshop teve por objetivo fazer com que cada participante fosse capaz de desenvolver uma proposta fazendo uso das ferramentas de construção de robôs de conversação. Partindo do espírito da cultura do “faça você mesmo”, cada um assimilou a sintaxe envolvida na construção das associações típicas destes robôs através da Linguagem de Marcação de Inteligência Artificial (AIML), bem como, experimentou diferentes módulos de interpretação durante a concepção de seu experimento. Durante o workshop, cada participante criou uma diferente criatura, todas elas possuindo forte viés literário, distanciando do contexto corriqueiro desta tecnologia – em regra, robôs de conversação são utilizados como agentes com fins educacionais e comerciais, atuando como atendentes virtuais, podendo indicar orientações simples ou algumas informações para visitantes e clientes.

Mais adiante, também em 2016, o projeto também foi realizado em Cuiabá, Mato Grosso, no SESC Arsenal; também foi apresentado como oficina no SESC Campinas, no interior de São Paulo. Em 2019, voltou a ser realizado em Cuiabá, Mato Grosso, no SESC Arsenal.

Em 2021, após alguns meses fora do ar, o site do projeto retorna com o apoio da empresa InBot, que gentilmente abrigou o site do projeto e os experimentos realizados no ano de 2016. A InBot é uma empresa voltada para a criação de robôs de conversação, tendo criado lendárias personas brasileiras em robôs de conversação como SeteZoom e Robô Ed. O novo endereço no qual estão disponíveis os robôs da primeira edição do projeto, realizada na Casa das Rosas, é https://automatospoeticos.in.bot .

CONHEÇA TAMBÉM