Soraya Braz e Fabio FON · Painel eletrônico · 2007
Painel eletrônico sensível à radiação dos telefones celulares produzido a partir de singelos pingentes que piscam febrilmente quando há conversas em andamento.
Roaming foi um objeto artístico, produzido por Fabio FON e Soraya Braz, que propôs a reflexão do contexto ambiental buscando literalmente dar luz à radiação eletromagnética – invisível no espaço e em grande parte das discussões sobre meio ambiente. O objeto era constituído de um painel de vidro e alumínio que possuiu pequenos sensores radiofrequência, que são comumente utilizados no interior de pingentes de celulares, comercializados em lojas de bijuterias e miudezas. Estes sensores tornam-se luminosos ao captarem o uso de celulares. Ao serem estimulados por determinadas transmissões eletromagnéticas (uso de celulares em proximidade, por exemplo) iluminam-se, tornando visível a presença de emissões de radiofrequência.
A palavra ROAMING disposta logo abaixo dos sensores luminosos, refere-se primeiramente ao termo empregado para designar a transmissão de aparelhos em locais distintos da sua região de origem. Embora seja empregada desta forma aqui no Brasil (assim como outros estrangeirismos tecnológicos), a tradução da palavra a partir do inglês significaria viajando (termo que mais se aproxima do utilizado pelas empresas de telefonia), mas também pode significar andar a esmo, vagar. Esse sentido daquilo que não é próprio do local onde se encontra e que nos traz a incerteza da permanência e a efemeridade das circunstâncias. Essa condição efêmera sugerida pela palavra remete à práxis do trabalho e, também, à própria condição humana diante da tecnologia, em especial, as tecnologias que fazem uso da radiação eletromagnética.
Apresentado inicialmente na mostra expositiva do MOBILEFEST 2007 – Festival de Arte e Criatividade Móvel – o painel foi colocado à mercê das ondas presentes no ambiente da galeria do SESC Avenida Paulista, em São Paulo, de 05 de dezembro de 2007 a 06 de janeiro de 2008. Os visitantes, ao utilizarem seus celulares, instantaneamente acompanhavam a reação luminosa do painel e tomavam consciência da invisível radiação que emana dos celulares e invade o ambiente, bem como, nossos corpos.
Em 2008, foi apresentado na Mostra Expositiva do Mobilefest – Festival de arte e criatividade móvel – dentro da Campus Party Brasil, acontecida no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, São Paulo, entre os dias 11 e 17 de fevereiro. No mesmo evento, apresentou-se também Grampo (2007) que também utiliza os sensores de pingentes de celulares. A Campus Party contou com a participação de 3.000 inscritos e mais de 50.000 visitantes, além de grande cobertura da imprensa. No mesmo ano, o trabalho foi apresentado entre as instalações presentes no FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, entre os dias 05 e 31 de agosto. Roaming participou também das edições FILE Rio de Janeiro 2009 e FILE Porto Alegre 2011.