Artigos científicos
CONTINUAÇÃO
NOVAS, Lorena Laranjeira de Souza
O Imaginário tecnológico no filme Matrix
[S.l.: s.n., 200-]
http://www.facom.ufba.br/acm/lorena.html
A autora estabelece uma leitura do filme The Matrix (EUA, 1999)
através da cibercultura e do ciberpunk, onde procura apresentar
quais são os elementos do imaginário pós-moderno
presentes na produção.
NUNES, Fabio Oliveira
On / Off
http://mundi.zaz.com.br (1999 - off-line)
O site de Web Arte Onos é descrito pelo seu criador em
texto disponível na Revista virtual Mundi. Produzido em
Tecnologia Flash, o trabalho pretende apresentar um sistema operacional
( com ícones e cores muito parecidas com o Sistema Operacional
Windows ), com "licenças poéticas" e distúrbios
de informação.
O'ROURKE, Karen
Arte e Comunicação, Arte de Redes: Práticas
e Problemáticas
In: Cadernos da Pós Graduação. Instituto
de Artes, Unicamp. Campinas, SP - 1998 . Volume 2, número2.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/karen1.html
(em francês)
Fim da aura do objeto de arte e a ascensão do conceito
de obra aberta: as novas tecnologias possibilitam novas práticas
artísticas caracterizando a arte contemporânea como
híbrida. Explorando as possibilidades de uso das redes
e tecnologias em geral, temos dois grupos de artistas. Um basea-se
no conhecimento técnico "duro" e trabalham junto
com cientistas e pesquisadores à imagem e semelhança
do renascentista Leonardo da Vinci. O outro grupo, parte das influências
das novas tecnologias no mundo contemporâneo e as ideologias
destas tecnologias para criar um discurso.
PALACIOS, Marcos
Hipertexto, fechamento e o uso do conceito de não-linearidade
discursiva
URL: http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/palacios/hipertexto.html
(Acessado em 2000 - off-line)
Existe uma preocupação de caracterizar o uso do
hipertexto não como um modo de leitura não-linear
- o que é convencionado - e sim como um tipo de leitura
multi-linear, já que na rede existe inúmeras possibilidade
de caminhos a serem percorridos. O autor mune-se de exemplos no
cinema e na literatura para afirmar que diferentemente de uma
narrativa convencional, a narrativa hipertextual não possui
um "fechamento", ou quando possui é muito diferente
do tradicional.
POISSANT, Louise
Estas imagens em busca de identidade
In: DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI. São
Paulo: Ed. Unesp, 1997.
A autora a partir de conceitos advindos das técnicas artísticas
convencionais, procura estabelecer um relato introdutório
– um guia das implicações da tecnologia na
arte – induzindo ao espectador uma mudança de atitude.
PRADO, Gilbertto
Os sites de arte na rede Internet
In:Anais do VI Encontro Anual da Compós (Associação
Nacional dos Programas de Pós-Graduação em
Comunicação), UNISINOS, São Leopoldo, RS,
1997 (1).
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/gilbertto1.html
Este artigo apresenta-se como esclarecedor do histórico
da arte telemática e dos tipos de sites na Internet que
levam a designação "arte". Os sites artísticos
podem ser de divulgação, baseando-se em objetos
artísticos que podem ser desvinculados a rede ; ou de produção,
onde existe uma relação mais direta com a arte telemática
e com o meio utilizado.
PRADO, Gilbertto
As Redes Artístico-Telemáticas :
Novos territórios para o imaginário surgem com as
"máquinas de comunicação"
In: Imagens, nº 3, pp. 41-44, Editora da Unicamp, Campinas,
dezembro de 1994.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/gilbertto4.html
Os artistas, desde a última década, começaram
a explorar as possibilidades da informática aliada às
telecomunicações tendo por base um conceito e uma
matriz técnica, objetivando um trabalho artístico
coletivo, interativo e de contato "simultâneo".
A ciberpoética vem se desenvolver em um espaço onde
o real e o imaginário se permeiam sem que haja uma linha
de separação bem definida.
PRADO, Gilbertto
Cronologia de Experiências Artísticas nas
Redes de Telecomunicações
In:Trilhas, Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, n.6, pp.77-103,
1997.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/gilbertto3.html
Resumo cronológico - até 1994 - que inicia-se nas
primeiras experiências artísticas em rede: a arte
postal dos anos 60. A partir dos anos 70, com a intenção
de uso de meios instantâneos de comunicação
e suporte, proliferam-se, entre artistas, o uso de novas tecnologias
como o telefone, fax, Slow ScanTV e redes telemáticas de
computadores pessoais.
PRADO, Gilbertto
Desertesejo: um projeto artístico de ambiente virtual
multiusuário na Internet
In: CADERNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO Vol.4, n.1.
Campinas: Instituto de Artes/Unicamp ,2000.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/gilbertto7.html
Texto do artista sobre o ambiente virtual multiusuário
que explora poeticamente a extensão geográfica,
rupturas temporais, solidão, a reinvenção
constante e proliferação de pontos de encontro e
partilha.
REY, Sandra
A Instauração da obra no espaço virtual
Cadernos da pós-graduação do Instituto de
Artes da Unicamp. Campinas, SP, 1998, v.2, n.2.
Virtual é tudo aquilo que tem o potencial de ser suscetível
de se realizar. A autora define que o conceito de virtual provêm
muito antes do advento do computador e cita exemplos do Quatrocento
e leis de projeção ótica. Diferencia também
a virtualidade e atualidade, como dois conceitos diferentes e
define a simulação como elemento construtor de imagens
digitais.
SOGABE, Milton
SCIArts – Equipe Interdiciplinar
In: BARROS, Anna e SANTAELLA, Lúcia (orgs.), Mídias
e Artes – Os desafios da arte no início do século
XXI. São Paulo: Unimarco Editora, 2002.
Sogabe é um dos integrantes do grupo SCIArts, equipe interdisciplinar
que desenvolve projetos artísticos na junção
da ciência, tecnologia e arte. Neste texto, são apresentados
os trabalhos: "Por um fio", "Re-Trato", "Imágina"
e "Gira S.O.L.".
TAVARES, Monica
Os Processos Criativos com os Meios Eletrônicos
Trilhas, Campinas, 6 (1): 113-126, julho/dezembro, 1997.
Pesquisa que investiga o que há de "novo" com
a introdução das novas tecnologias nas artes: a
produção em equipe, novos ramos da arte e estética
e a necessidade de uma infra-estrutura tecnológica no desenvolvimento
do fazer artístico.
VANNUCCHI, Hélia
Rompendo com as expectativas do usuário da Web
In: Revista da Pós Graduação, Instituto de
Artes, Unicamp, Campinas, vol.3, n.1, 1999.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/vannucchi1.html
O usuário médio da Internet, já acostumado
com a presença de certos elementos por serem utilizados
freqüentemente nos sites de Web estabelecem determinadas
expectativas a cada visita a um novo site. Alguns sites de arte
da Internet ( Unendlich, fast , Antworten e Error 502 , citados
no texto) utilizam-se destas expectativas para distorcê-las
e criar leituras incomuns.
VENTURELLI, Suzete
Um universo imaginário em formação
In: BARROS, Anna e SANTAELLA, Lúcia (orgs.), Mídias
e Artes – Os desafios da arte no início do século
XXI. São Paulo: Unimarco Editora, 2002.
A artista inicialmente observa o estabelecimento de uma nova estética
ainda não institucionalizada, uma subjetividade maquínica,
empregando referências de Félix Guattari. Num segundo
momento, são apresentados os trabalhos "Superfície"
e "Kennetic World".
VICENTE, Carlos Fadon
Tele-presença-ausência
In: Revista Trilhas, Campinas, 6 (1):julho/dezembro, 1997.
http://www.cap.eca.usp.br/wawrwt/textos/fadon1.html
A telepresença - um termo de uso recente - é a
uma prática cotidiana: está presente ao falarmos
ao telefone ou assistirmos um programa de TV. Trata-se de uma
mudança social que está em curso a muito tempo e
que busca ampliar e multiplicar as possibilidades de contato.
O uso das possibilidades da telepresença irá determinar
a telearte, um subconjunto da arte interativa.
WHITE, Norman T.
A casa dos espelhos
In: DOMINGUES, Diana (org.) A arte no século XXI. São
Paulo: Ed. Unesp, 1997.
Percurso artístico de White (de dispositivos eletrônicos
cinéticos a arte digital) onde enfatiza a necessidade de
perceber o computador como uma máquina com paradigmas cruciais
(como a lógica, a probabilidade e o paradoxo) e a partir
daí, produzir arte.
ZANINI, Walter
Arte postal
In: XVI BIENAL DE SÃO PAULO [catálogo]. São
Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1981.
Walter Zanini é um dos primeiros entusiastas da arte e
tecnologia no Brasil e um dos mais importantes curadores brasileiros.
Este texto foi apresentado na na 16ª Bienal de São
Paulo, por ocasião do núcleo de Arte Postal organizado
por Julio Plaza.
ZANINI, Walter
A arte de telecomunicação telemática
– A interatividade no ciberespaço
In: ARS – Revista do departamento de artes plásticas
da ECA-USP. N°1. Vol. 1. São Paulo: USP, 2003.
Zanini faz um amplo mapeamento dos pensamentos envolvidos na arte-comunicação,
levantando alguns teóricos – como Costa e os artistas
Zabala e Forest, na Estética da Comunicação
– além de Edmond Couchot e Roy Ascott.
© Fábio Oliveira Nunes: entre
em contato.
|