Mercia de Assis Albuquerque
A.C.A.S.O.: Algoritmos Cruzando Aleatoriedades e Sublimando a Ordem
2023
A obra A.C.A.S.O. propõe uma releitura em contexto digital do lema dadaísta “A destruição também é criação” como mote para a execução de um projeto que busca proporcionar a espontaneidade artística do dadaísmo através de algoritmos. Desta forma, a obra possui um banco de dados que interage com imagens criadas sob o paradigma da colagem; a cada novo clique em célebres imagens da história da arte, surgem criações em inteligência artificial a partir de definições aleatórias. Sabe-se que o acaso é uma instância bastante presente em diferentes momentos da história da arte, mas especialmente no dadaísmo, ganha protagonismo: ora, é muito conhecida a iconoclasta “receita” de Tristan Tzara (1896-1963) para se criar um poema dada a partir do sorteio de recortes de palavras postos em um saco. A.C.A.S.O., então, recontextualiza essa instância agora sob a tutela algorítmica com interessantes resultados. Este trabalho fez parte do pavilhão ‘A net art morreu mas passa bem’ da The Wrong Biennale 2023-2024.
Data da visita: 24/05/2024
https://art-links.com.br/acaso/
As informações e
comentários presentes neste texto se referem à data
da visita aqui registrada. Os sites apresentados nesta pesquisa
estão sujeitos a alterações a qualquer tempo.
© Fábio Oliveira Nunes: entre
em contato.
|