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fabiofon.com
2000

FÁBIO OLIVEIRA NUNES







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Sites narrativos de web arte

CONTINUAÇÃO

Sanctu trata-se de um trabalho que parte de várias traduções para o meio digital de trabalhos do pintor Miguel Ângelo da Caravaggio (1573-1610) - considerado um dos grandes mestres da pintura por seu naturalismo exacerbado. Logo na entrada, o internauta depara-se com seis pequenas figuras que se assemelham muito a ícones típicos de interfaces gráficas, como os sistemas operacionais OS Macintosh e Windows. As figuras são pequenas amostras de desenhos "pixelados" - criados no computador - de imagens sacras de santidades femininas. No seu próximo nível, Sanctu, irá adentrar mais a fundo cada uma das imagens sacras, tornando-as muito maiores e justapondo-as com interferências ao redor da imagem maximizada que suscitam referências a uma moldura ou qualquer tipo de margem espacial para a figura.

A salvação dos arquivos - Os artistas brasileiros Celso Reeks e Thiago Boud'hours, do premiado "LandsBeyond", criaram o site "Sanctu" onde estabelecem seis formas de chegar a santidade. Este site parte de figuras sacras criadas no computador e influenciadas por pelo pintor Caravaggio (1573-1610), que propõem caminhos ao internauta. Vários trabalhos da dupla podem ser vistos no site Distopia: http://www.distopia.com . Visitado em 11 de agosto de 2000 .


Certamente, mesmo que comecemos agora a levantar possíveis referências a metáforas da própria rede neste trabalho - ressaltando assim o caráter metalinguístico do site - fica muito visível que a intenção principal é discutir a relação da pintura com o meio digital mas sem aprofundar dentro de nenhum dos dois meios. Aqui, a figura principal é a relação e a tradução de suportes, transpondo informações visuais e alterando formas em virtude da linguagem do novo suporte. Porém, em segundo plano, é possível adentrar o conteúdo semântico que envolve as obras de Caravaggio: seu universo são imagens sacras que constituem-se verdadeiros símbolos religiosos para a época do artista em questão.

A sacralização de uma imagem pode ser resultado direto de duas vertentes básicas: por se tratar de um objeto de culto religioso (como uma pintura que representa uma situação que envolva uma santidade) ou por se tratar de um objeto artístico de original único. A produção de Caravaggio se encaixa nas duas possibilidades. Antes da fotografia, toda a arte basea-se em um original único - excetuando a gravura e suas derivações - sacralizado por ser "o autêntico". Já no meio digital, mais especificamente na Internet, teremos criações artísticas que, simplesmente, não possuem original:

"Se a fotografia e o cinema causam o primeiro abalo na idéia de autenticidade artística, a Internet chega para destruí-la de vez. Uma obra criada para a rede é, por definição, infinitamente reprodutível. Quando tratamos de arquivos computadorizados ou de clones, como distinguir os falsos dos originais? As facilidades da cópia digital através de Web estimulam o uso indiscriminado de 'referências''. (Anderáos,1998, texto da curadoria de web arte da 24ª Bienal de São Paulo)

Assim, temos em Sanctu muito mais do que releituras de antigas pinturas: é uma discussão velada da arte sacralizada e sua posterior dissolução com os novos meios e linguagens que possibilitam uma reprodutibilidade que não distingue cópia do original. Assim sendo, a Internet é um dos maiores exemplos disso, já que, como já foi dito, a cada novo acesso a um site qualquer disponível na web, estaremos criando uma nova cópia de seu conteúdo.

Utilizando técnicas muito distintas de Sanctu, temos outro site narrativo de Web Arte que também parte de princípios definidos em outros momentos da arte, para desenvolver a sua poética. Trata-se do site MoveMaker, de Rejane Cantoni, que neste trabalho, criou espaços sob a influência da Arte Op.

MoveMaker: Arte Op do ciberespaço


MoveMaker da artista brasileira Rejane Cantoni fundamenta-se nos princípios de relação com o espectador da Op-arte. Este movimento artístico, também chamado de arte óptica, cria objetos artísticos essencialmente geométricos que elevam o ato da percepção visual, ao passo de que a experiência do espectador se dá a nível óptico, normalmente pela contemplação de composições de elementos modulares. Essas composições são resultados de sistemáticos estudos de linhas, cores e formas que criam efeitos visuais que renunciam a qualquer necessidade de repertório.



Contemplação ativa - Contemplação ativa - o trabalho "MoveMaker" da artista Rejane Cantoni parte das premissas ópticas da Op-arte para a criação de seus espaços tridimensionais criados com VRML. Aqui, da mesma forma que alguns trabalhos da arte óptica, é possível ver efeitos visuais ao locomover no espaço diante dos trabalhos - o que pode ser feito sob os mais diversos ângulos. Esta criação encontra-se no site Interlab, junto com o trabalho de outras artistas. Visitado em 10 de Julho de 2000. http://www.pucsp.br/~cos-puc/interlab/in4/entrada.htm .


Tendo como conceito a Arte Op, Cantoni faz uso da VRML (Virtual Reality Modeling Language) para a criação de espaços em terceira dimensão que serão explorados pelo visitante de diversas maneiras. O programa de visualização deste tipo de espaço permite a locomoção, a aproximação, o distanciamento e a assimilação sob inúmeros pontos de vista dentro do que fora determinado pela artista. O visitante, logo na entrada irá se deparar com inúmeras figuras geométricas - algumas animadas, outras estáticas - onde estabelecem links para outras partes mais "específicas": um espaço irá dispor somente de linhas modulares e outro se constituirá da somente modulação de pontos. As cores usadas em alguns elementos não são representativas dos conteúdos que reservam, mas servem prioritariamente para distinguir uns dos outros, diante da similaridade de formas entre cada um deles.

A artista busca com o uso dos elementos tridimensionais virtuais, a mesma interação que o trabalho de Arte Op propõe: as variações dos elementos acontecem de acordo com a movimentação do espectador pelo espaço. Diferentemente de outras correntes artísticas, aqui, como na arte óptica, não existe a necessidade de qualquer tipo de repertório para a assimilação do trabalho: o visitante entra com o "hardware" necessário - computador e seus olhos - e interage da maneira que preferir.

MoveMaker, a exemplo de muitos outros sites narrativos de Web Arte, utiliza-se da Internet e seus recursos como uma poderosa ferramenta para viabilizar e concretizar um conceito desvinculado do ciberespaço. O artista multimídia e fotógrafo Arthur Omar define a rede como um instrumento disponível para as artes:

" O verdadeiro ambiente da arte é a mente, e nesse ponto nada mudou com a arte eletrônica.(...)A grande diferença é que com o advento do computador, o instrumento e a matéria a ser transformada passaram a ser uma coisa só". (Folha de São Paulo, Informática, 09/06/99)

Assim sendo, uma grande parcela das criações de Web Arte estão intimamente ligadas com outras linguagens e suportes e com as referências do espaço temporal em que nos encontramos: nosso idioma, nossas lembranças e nossos conhecimentos adquiridos. Assim como, outras expressões do pensamento artístico contemporâneo, a Web Arte pode evitar a auto-referência - falar de si mesma - para tornar-se mais cada vez mais ligada a outras áreas do conhecimento humano.

 

Este texto é parte integrante do Trabalho de Conclusão do Curso de Bacharelado em Artes Plásticas “Web Arte no Brasil: A arte telemática criada por artistas brasileiros para a Internet”, realizado sob a orientação do Prof. Dr. Milton Sogabe na UNESP – Universidade Estadual Paulista. Esta pesquisa em nível Iniciação Científica contou com o apoio da FAPESP.
© Fábio Oliveira Nunes: entre em contato.

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